Sertralina emagrece – Como usar e como funciona

A sertralina é uma medicação antidepressiva e ansiolítica. Portanto, ela é indicada para o tratamento de depressões, transtornos de ansiedade e obsessivos, estresse, tensão pré-menstrual, fobia social e pânico. Com o princípio ativo de cloridrato de sertralina, a medicação vem sendo considerada emagrecedora. Porém, esse não é o principal objetivo da medicação.

E pelo contrário, alguns pacientes relataram ganho de peso com o seu uso. Por esse motivo, há muitas dúvidas se realmente a sertralina possui algum efeito que possa levar à perda de peso e se ela é indicada para este fim.

Sertralina

Como ela auxilia no processo de emagrecimento

A medicação tem a função de controlar a serotonina, um neurotransmissor conhecido como hormônio do humor. Por isso, é indicado para o tratamento de transtornos depressivos, obsessivos, estresse, fobia social e síndrome de tensão pré-menstrual. Ele aumenta a sensação de prazer e felicidade. Esse é a finalidade para qual a sertralina é utilizada. Sendo assim, não há qualquer garantia da eficácia do remédio sobre a perda ou ganho de peso.

No entanto, é possível afirmar que o controle dos níveis de ansiedade pode ter efeitos positivos na redução da quantidade de alimentos ingeridos e da massa corporal em casos de compulsão alimentar. Porém, se trata apenas de um efeito secundário do controle dos quadros de ansiedade. Assim, a perda de peso seria apenas a consequência do controle da compulsão alimentar causada pelas crises ansiosas. Isso traria o benefício do emagrecimento apenas neste caso específico de transtorno alimentar.

Além dessa possibilidade, a medicação possui como efeito colateral a perda de apetite. Porém são situações raras e não há como atribuir a característica de emagrecedora à sertralina. Pelo contrário, existem pacientes que relataram ganho de peso, inchaço e retenção de líquidos. Esses efeitos podem ocorrer, principalmente por provocarem alterações hormonais que podem levar à estes efeitos indesejados.

Por isso, podemos dizer que a sertralina só poderá promover o emagrecimento em pacientes que sofram de compulsão alimentar provocada pela ansiedade. Mas nestes casos, o efeito será apenas uma consequência do controle da ansiedade.

Além dessa situação, não há como falar em perda ou ganho de peso provocada pela medicação. Trata-se apenas da possibilidade de efeitos colaterais. E essa reação dependerá do organismo de cada paciente, não havendo garantia do emagrecimento.

Sertralina

Como consumir?

O consumo da medicação deve ser orientado e acompanhado por um médico. Somente ele poderá indicar à dosagem diária correta a ser utilizada. Por ser uma medicação que atua sobre o sistema nervoso, ela pode apresentar efeitos colaterais graves se não for consumida corretamente.

Alertarmos para seguir as orientações de seu médico, porém, a recomendação geral é que seja ingerido apenas um comprimido diário do remédio. Quanto aos horários, poderá haver indicação para seja tomado tanto no período noturno, quanto no período diurno.

Onde comprar?

O primeiro passo para quem deseja fazer uso da medicação é procurar um médico. Ele será o profissional responsável por avaliar se realmente há necessidade do uso da medicação, se ela trará benefícios para seu caso específico e a dosagem correta a ser consumida. Porém, se seu objetivo for apenas o emagrecimento, é provável que a medicação não seja prescrita, já que não é indicada para essa finalidade específica.

Ela é encontrada facilmente em qualquer farmácia do Brasil. Porém, por ser uma medicação de caráter ansiolítico e antidepressivo que atua diretamente no sistema nervoso, ela só poderá ser adquirida com a apresentação de receita médica. Sendo um cuidado necessário para evitar o uso indiscriminado do remédio e seus efeitos colaterais indesejados.

Apesar de não ser distribuída gratuitamente pelo SUS, a sertralina poderá ser adquirida com descontos em farmácias populares. O medicamento é encontrado em dosagens de 25mg ou 50mg com os nomes comerciais de Novativ, Serenata, Dielfor, Sercerin, Assert, Tolrest, Zoloft, Inosert, Zysertin, Serolift.

Qual o melhor horário para o consumo?

Como dissemos, a medicação deve ser consumida diariamente, tanto no período diurno quanto noturno. Porém, existem pacientes que relatam que a ingestão do comprimido no período noturno é preferencial.

A razão é um efeito colateral bastante comum da medicação, a sonolência. Por isso, tomá-lo no período noturno minimizaria o sono excessivo durante o período diurno, além de contribuir com uma melhor noite de sono, principalmente por quem apresente problemas para dormir.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply