Sucralose – O que é e o que acontece se consumir

Quem está ligado em assuntos sobre saúde e alimentação sabe que o consumo de adoçantes sempre foi um tema polêmico. Não é de hoje que especialistas debatem a respeito dos riscos do consumo de diversos tipos de adoçante, e a sucralose é um dos mais visados atualmente.

O que é sucralose?

Sucralose é um adoçante artificial descoberto em 1976 e sua principal característica é ter um poder adoçante cerca de 600 vezes maior que o açúcar. Ele é tão utilizado que faz parte de diversos alimentos que consumimos hoje como refrescos, sobremesas instantâneas, conservantes e adoçantes de mesa. Atualmente é visto como um dos mais seguros do mercado.

Quais os Benefícios da sucralose

sucraloseAssim como todos os alimentos disponíveis para consumo, a sucralose também oferece prós e contras. Vamos começar com os benefícios:

Aliado para emagrecer: Se você está tentando perder peso, o sucralose pode ser uma aliado. Isso porque é um adoçante que não engorda: não é reconhecido pelo organismo como um açúcar, portanto  não é utilizada como fonte de energia, não acrescentando calorias. Por outro lado, convém estar atenta a frequência: se você consome mais alimentos adoçados artificialmente  por acreditar que o uso de adoçante no lugar do açúcar é menos calórico, pode estar caindo em uma armadilha.

Grande poder adoçante: Como dissemos anteriormente, sucralose tem o poder adoçante 600 vezes maior que o açúcar.

Pode ser utilizado por diabéticos: De acordo com estudos, sucralose pode ser consumida por diabéticos já que não causa alterações em níveis de insulina e glicose em curto prazo. Porém, lembre-se de que o uso não deve ser frequente e respeitar os limites recomendados.

por diabéticos porque seu consumo não causa alterações nos níveis de glicose e insulina na corrente sanguínea em curto prazo.

Não causa cáries ou problemas dentários: Ao contrário do açúcar e de outros tipos de adoçante, não há relatos de problemas dentários provocados por seu consumo. Estudos demonstram que sucralose não é utilizada como alimento por bactérias da boca que provocam cáries, por exemplo.

Não deixa sabor residual: Muitas pessoas rejeitam o uso de adoçante devido ao gosto, mas sucralose não tem um sabor residual tão acentuado quanto outros tipos disponíveis no mercado.

 

beneficio sucralose

Quais as desvantagens da sucralose

Agora é hora de conferir as desvantagens da desse adoçante. Veja só alguns dos contras descritos a respeito do consumo de sucralose.

É um adoçante artificial: Sendo um adoçante artificial, sucralose não traz benefícios ao organismo. Nesse caso, um adoçante natural pode ser uma alternativa mais viável. 

Não é bom para tireóide: O uso de sucralose é contraindicado para quem possui distúrbios na tireoide. Isso porque sua composição inclui cloro, que chega a bloquear a absorção de iodo que é uma das fontes de nutrientes mais importantes para o funcionamento da glândula.

Piora casos de disbiose intestinal: Existem estudos em andamento que relacionam sucralose e piora em quadros de disbiose intestinal, que alteração na flora intestinal, provocando o aumento de bactérias ruins do organismo e redução das bactérias boas. 

Pode ser perigosa se usado em quentes: Um estudo realizado pela Unicamp e divulgado em 2016 alertava para riscos de liberação de substâncias tóxicas quando usados para alimentos e bebidas quentes. Contudo, caso o consumo aconteça em bebidas e alimentos que não são aquecidos, isso não é um problema. Vale lembrar que o estudo ainda precisa ser continuado e testado em humanos, portanto não é uma certeza.

Dica importante:

Se você faz uso de adoçantes é importante ter bom senso: consulte um médico para saber qual tipo é o mais adequado para o seu caso e, acima de tudo, respeite os limites recomendados para o consumo diário. Em caso de dúvidas sobre os adoçantes artificiais, dê preferências aos naturais, como é o caso da stévia, xilitol, sorbitol e frutose.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply