Tendinite – O que é? Sintomas, Como identificar e Tratamentos

Tendinite é a inflamação de um tendão, sendo muito comum nas pessoas que fazem excesso de repetições de um mesmo movimento, como digitar no computador até mesmo esportistas. Geralmente a tendinite se manifesta em uma parte do corpo específica e localizada, incluindo o cotovelo, tornozelo, ombro, punho, dedos ou joelho.

A inflamação capaz de afetar pessoas de qualquer idade, porém, é mais suscetível entre pessoas que praticam esportes, pela tendência a realizar exercícios repetitivos. Idosos também são vulneráveis a tendinite, pois, seus tendões tendem a perder a elasticidade e tornar-se mais fracos à medida que envelhecem.

tendinite o que é

Causas da tendinite

Os tendões não são tão fortes quanto nossos ossos e músculos, então a sobrecarga nos ombros, braços ou punho pode fazer com que a região fique inflamada e dolorida. Em muitos casos, a tendinite costuma aparecer após a realização constante de um exercício específico e repetitivo — e sem o alongamento muscular adequado.

Algumas das principais causas da tendinite são:

  • Falta de alongamento e flexibilidade de algum grupo muscular;
  • Falta de aquecimento antes da prática de atividades físicas;
  • Excesso de movimentos repetitivos, tanto no trabalho quanto em exercícios;
  • Neuropatias que conduzem a alterações musculares;
  • Alterações na estabilidade das articulações;
  • Alterações na postura corporal;
  • Sobrecarga nos treinamentos;
  • Uso de calçados inadequados;
  • Doenças autoimunes;
  • Traumatismos;
  • Estresse.

Para algumas profissões há riscos maiores de desenvolver a tendinite, especialmente as que envolvem movimentos repetitivos, pois, são capazes de provocar uma sobrecarga no tendão.

As pessoas que trabalham com computador, por exemplo, devem ficar atentas, os movimentos repetitivos relacionados à digitação podem propiciar o aparecimento de uma tendinite em longo prazo.

Sintomas

A tendinite pode ocorrer em qualquer tendão do corpo, porém, é mais frequente nos ombros, cotovelos, punhos e joelho. Sendo assim, a dor causada por ela pode ser aguda, ou, se não cuidarmos, tornar-se um problema crônico.

Os sintomas da tendinite, incluem:

  • Presença de dor no local, que pode irradiar para toda musculatura ao redor.
  • Dor que piora com o movimento e pode acarretar diminuição da força e, em casos de longa duração, causa atrofia da musculatura.
  • Em muitos casos nota-se inchaço local e presença de calor e/ou vermelhidão.

tendinite sintomas

Como prevenir

O médico ressalta que a prevenção continua sendo melhor do que qualquer medicamento ou receita e alerta para a importância de ouvir os sinais que o corpo dá. O ideal é fazer exercícios de alongamento e fortalecimento do tendão três vezes por semana, durante 40 a 50 minutos.

No caso de pessoas que sofrem com tendinites reincidentes, ele recomenda uma mudança de hábitos na rotina, principalmente no ambiente de trabalho. Caso contrário, o tendão vai sofrer outro estresse, que vai acarretar um novo processo inflamatório.

E sempre que sentir qualquer tipo de dor, um médico deverá ser consultado.

Tratamentos mais adequados

O tratamento para tendinite pode ser feito com descanso da região afetada, utilizando compressas de gelo por, aproximadamente, 20 minutos, cerca de 3 a 4 vezes por dia. O médico especialista pode recomendar remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno ou Naproxeno, por exemplo.

Geralmente, a tendinite passa com estas medidas, porém, dependendo da gravidade, pode ser necessário o indivíduo fazer fisioterapia que utiliza recursos como ultrassom, exercícios ou massagem para tratar a inflamação do tendão.

Já a cirurgia só será requisitada nos casos mais graves, geralmente o médico recomenda quando o tratamento não foi eficaz para o paciente e quando há rompimento do tendão.

Mas para ajudar no tratamento, veja uma dica especial abaixo, que fará toda a diferença na cura da tendinite:

Alimentos com propriedades anti-inflamatórias 

Como quase todas as lesões e até doenças crônicas, a inflamação só piora as coisas. Os alimentos que você coloca em seu corpo podem ter um impacto drástico em seus níveis de inflamação geral, alguns ajudando você a curar mais rapidamente e prevenir lesões, enquanto outros a desencadear inchaço e atrasar a recuperação.

Alguns dos alimentos anti-inflamatórios que você deve comer regularmente incluem:

Todos os tipos de vegetais.Especialmente os tipos de folhas verdes, que são carregados de antioxidantes que combatem o estresse oxidativo, uma das principais causas de inflamação.

Referências

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dor relacionada ao trabalho. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dor_relacionada_trabalho_ler_dort.pdf> 2012

Santos JS, Marinho RBDM, Araújo AR. O ultrassom é efetivo no tratamento da
tendinite calcárea do ombro? Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/fm/v25n1/a20v25n1>


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply