Teste de Gravidez Caseiro – Como fazer? Técnicas com 99% de precisão

O teste de gravidez caseiro consiste ou no teste de farmácia, que pode ser feito em casa com a medição do hormônio da gravidez (hCG) na urina, ou então com técnicas de conhecimento popular antigas, já ultrapassadas e com valores baixíssimos de precisão.

Muitos dos testes caseiros realmente funcionam e o resultado é rápido, se você não quer recorrer aos testes de farmácia porém acha que está com sintomas de gravidez, é possível tirar a dúvida antes que a menstruação não desça, tudo o que você precisa é realizar teste caseiro e confirmar a gravidez se é positivo ou não.

Teste de Gravidez de Farmácia (Caseiro)

O teste de gravidez caseiro de farmácia é o mais confiável, já que a precisão da maior parte dos exames chega a 99%. Eles podem ser adquiridos na rede farmacêutica tradicional, sem a necessidade de prescrição médica, por preços baixos entre R$5,00 a R$20,00, dependendo da complexidade de informações que o exame te proporciona.

Alguns informam até as semanas de gestação, conforme a quantidade hormonal encontrada na urina. O teste é confiável, porém diante de todos os existentes muitas mulheres ainda preferem confirmar os primeiros sintomas com o conhecido beta HCG, que é o mais eficaz de todos.

Os nomes comerciais mais populares são:

  • Confirme;
  • ClearBlue;
  • Confira;
  • Maxtest;
  • Uni test Plus.

Para que a eficácia seja máxima, é preciso esperar pelo atraso menstrual. De nada adianta fazer o teste caseiro de gravidez no dia seguinte ou com uma semana da relação sexual desprotegida, afinal, este período é muito curto para que a gravidez apareça com a variação hormonal.

Abaixo, você confere as outras formas de realizar testes de gravidez caseiros, utilizados muito no passado, quando outras técnicas mais eficazes ainda não tinham ganhado as farmácias.

teste de gravidez caseiro como fazer

Com Vinagre

 O teste de gravidez do vinagre é fácil e rápido de fazer. Veja o passo a passo:

  1. Coloque um pouco de urina num recipiente de vidro e adicione uma colher de sopa de vinagre;
  2. Misture com um palito descarável;
  3. Se a mistura mudar de cor, provavelmente, é porque há um bebê a caminho.

O problema deste tipo de teste de gravidez é que o ácido acético (o principal composto do vinagre) é considerado bastante fraco e, pouco provavelmente, ele conseguirá ter o nível de eficácia necessária para provocar a descoloração na presença de hormônio. O teste vinagre da urina em questão é muito utilizado em testes caseiros de gravidez, seja o resultado positivo ou negativo.

teste de gravidez urina

Cloro

O teste do cloro, água sanitária ou da Quiboa é igualmente simples. Basta colocar a urina dentro de um recipiente de vidro bem lavado, ou pode ser um copo descartável, copo de plástico, com uma simples amostra de urina. Depois, adicione um pouco de cloro. O teste dá positivo caso a mistura borbulhe ou mude para uma coloração mais escura. Se tudo permanecer como se nada tivesse acontecido, significa que é negativo para gravidez.

A eficácia deste teste de gravidez caseiro não é comprovada cientificamente e ainda pode trazer alguns malefícios para a saúde da mulher, já que o cloro é uma substância com valores baixos de toxidade e, se entrar em contato diretamente com a pele, poderá causar lesões. Por isso é indicado que seja feito em copo se você acha que é necessário testar mesmo se urina e o resultado teste é positivo.

teste de gravidez do cloro

Pasta de Dente

Para realizar este teste, coloque a urina num recipiente transparente, preferencialmente de vidro. Depois, coloque pasta de dente branca e misture com um palito descartável. Caso a mistura obtenha uma coloração azulada ou então espume significa que deu positivo.

A espuma ocorre, em grande parte dos casos, quando se mistura um ácido com uma substância de ph básico (a pasta de dente). Quanto maior é a diferença de acidez entre os dois elementos, maior é a chance de que a espuma ocorra. Ao mesmo tempo, a urina de uma pessoa grávida é mais ácida do que uma que não está grávida, por conta da diferença hormonal contida nelas.

O teste caseiro não é tão eficaz porque outras situações também podem acidificar a urina da mulher, inclusive a presença de bactérias responsáveis pela infecção urinária. O mais indicado é se ela está na dúvida é necessário fazer ver se a menstruação está atrasada é fazer o teste beta HCG.

teste de gravidez do cloro

Ferver a Urina

O teste da  fervura é um dos mais conhecidos. O teste de gravidez caseiro consiste na colocação da urina (com, pelo menos, 2 horas de retenção do xixi) em um recipiente de alumínio. Depois, é preciso esquentar até a fervura.

Caso forme uma nata que separa a urina desta parte branca, significa que você está grávida, caso contrário, significa que não há gravidez.

O problema é que não tem como saber se a fervura aconteceu por conta de outros elementos que também compõem a urina e que têm a temperatura de ebulição diferentes, podendo ser fácil ter resultados enganosos.

teste de gravidez caseiro da fervura

Teste do cotonete

Quase toda mulher faz um teste caseiro de gravidez quando percebe que a menstruação atrasou alguns dias. No entanto, as vezes, pode ser que na verdade ela tenha ocorrido ou está para acontecer e você não sabe.

Para verificar, a mulher pode fazer o teste do cotonete. Basta colocá-lo dentro do canal vaginal, delicadamente, e passar lentamente pelo útero. Se retirar e ele estiver com sangue, significa que você não está grávida. Caso contrário, há chances de estar esperando um bebê.

teste de gravidez caseiro do cotonete

A melhor forma de saber se está realmente grávida é fazendo os testes cientificamente comprovados – no caso, os de farmácia ou então o mais preciso de todos que é o de análise do Beta hCG, o exame de sangue. Este poderá ser solicitado em postos de saúde (o que demora uma média de 5 a 7 dias para sair o resultado) ou então pagos em clínicas especializadas que divulgam o resultado ainda no mesmo dia do teste.

Não adianta fazer o teste de água, do pinho sol, da fervura de urina, teste de urina, da coca cola ou todos os outros tantos que existem, o importante é procurar ter certeza.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply