Teste do pezinho – Para que serve? Como é feito? Análise de Resultados

O teste do pezinho é obrigatório para todos os recém-nascidos e pode ser feito em qualquer posto de saúde ou na maternidade. É um teste simples, retirando uma amostra de sangue do calcanhar da criança. Essa picadinha é capaz de identificar uma série de doenças para que sejam tratadas o quanto antes.

Entenda melhor o que é e como é feito o teste do pezinho. Saiba também quais doenças ele detecta:

teste do pezinho para que serve

Para que serve?

O teste do pezinho é essencial para a saúde do pequeno, pois ele detecta doenças metabólicas, infecciosas, congênitas e/ou genéticas. O ideal é fazer entre o terceiro e o quinto dia de vida da criança. No entanto, se por algum motivo você não fez o exame nesse período ou teve algum outro tipo de impedimento, pode realizá-lo até 30 dias após o nascimento.

Recomenda-se que a criança esteja alimentada antes de colher a amostra para o teste.

Esse exame é obrigatório, pois é capaz de prevenir muitas complicações. Algumas doenças são assintomáticas logo que a criança nasce. Afinal, sem o diagnóstico precoce a criança pode desenvolver malformações que uma vez manifestadas, são dificilmente reversíveis.

Como é feito

Seja no hospital, na maternidade ou no posto de saúde, a mãe fica com o bebê para a realização do exame. O local mais comum é o calcanhar, mas também pode ser feito no braço ou na orelha.

O enfermeiro que fará a coleta começa com a limpeza do local, ou seja, ele faz a assepsia. Em seguida, faz um pequeno furo. O furinho feito é indolor porque é feito com uma lanceta com agulha especial, furando apenas superficialmente. No entanto é uma sensação nova para a criança, por isso ela chora.

O calcanhar é o local escolhido porque tem um bom fluxo sanguíneo, facilitando a coleta. Diferente dos exames de sangue tradicionais, o sangue é coletado usando um papel-filtro. Esse papel é uma espécie de cartão, onde tem alguns círculos que devem ser preenchidos corretamente com o sangue da criança. Mas atenção! As bolinhas precisam ser preenchidas por inteiro, sem vazas e sem juntar uma bolinha na outra. Também não se deve encostar a pele da criança no papel.

O papel-filtro onde é coletado o exame deve possui os dados de identificação da mãe e do posto de coleta.

Resultados do teste do pezinho

teste do pezinho resultadoBasicamente, há dois resultados possíveis: o normal e o alterado. A análise do material pode levar de uma semana até um mês para ficar pronta, após esse tempo os pais podem ir retirar no mesmo local da coleta. Se houver alterações, o posto de coleta entrará em contato com os pais.

O resultado normal quer dizer que não há nada de errado com o bebê. Ou seja, ele não possui nenhum tipo de doença.

Já o resultado alterado indica que algo está errado. Nestes casos os pais devem repetir os exames para ter certeza se há sinais de doença ou não. É possível que o bebê tenha que fazer novos exames específicos e mais detalhados para que o caso seja analisado.

Quais doenças ele detecta?

Como já dito aqui, o teste do pezinho detecta doenças metabólicas, infecciosas, congênitas e/ou genéticas. Ao todo, o teste grautito nos postos de saúde é capaz de diagnosticar 6 doenças, sendo elas:

  • Hipotireoidismo congênito;
  • Fenilcetonuria;
  • Anemia falciforme;
  • Deficiência de biotinidase;
  • Fibrose cística;
  • Hiperplasia adrenal congênita.

No entanto, existe exames de teste do pezinho que são pagos. Dependendo de como foi a gestação ou o local que a mãe mora, o médico poderá pedir para realizar um desses. Os testes pagos podem identificar mais de 50 doenças, dependendo do exame.  O procedimento para realização é o mesmo.

Além das doenças citadas o teste do pezinho pago pode identificar outras como a Galactosemia, Toxoplasmose congênita, Deficiência de G6PD, Rubéola congênita, Doença de Chagas e até AIDS.

Referências

FUNDAÇÃO ECUMÊNICA DE PROTEÇÃO AO EXCEPCIONAL. Teste do pezinho. Disponível em <https://www.fepe.org.br/teste-do-pezinho/>

MINISTÉRIO DA SAÚDE (2015). Teste do pezinho. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2123-teste-do-pezinho>


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply