Tipos de sangue: quais existem, quem pode doar para quem e mais.

Você sabia que o sangue tem a tarefa de manter a temperatura corporal? Ele também é responsável por levar oxigênio e nutrientes para as células por todo organismo. Outra função é combater doenças através dos anticorpos presentes nas correntes sanguíneas. No entanto, nem todo sangue é igual!

Existem tipos sanguíneos e, se durante uma transfusão alguém receber o tipo errado, poderá até mesmo morrer. Entenda sobre os tipos sanguíneos e saiba como identificar o seu:

Quais os tipos sanguíneos?

Tipos de sangue: quais existem, quem pode doar para quem e mais.

Ao todo, são quatro tipos sanguíneos:

  • A;
  • B;
  • AB;
  • O.

Cada tipo possui uma característica específica, uma determinada quantidade de antígenos e de anticorpos. Se uma pessoa tem o tipo sanguínea A, significa que ela possui anticorpos do sangue tipo B, ou seja, ela é anti-B. Ou seja, quem é do tipo A não pode receber sangue do tipo B, apenas do seu próprio tipo.

No entanto, há ainda os tipos AB e O. A tipagem sanguínea AB é considerada receptor universal, isso porque pode receber todos os outros três tipos sem problemas. É um dos tipos mais raros que existe. Já o sangue tipo O é o mais raro existente. É considerado doador universal, já que todos os outros podem receber o tipo O. No entanto, quem tem tipagem sanguínea O, só pode receber O.

Em resumo:

  • Tipo sanguíneo A — recebe sangue de A e O. Pode doar para A e AB;
  • Tipo sanguíneo B — recebe sangue de B e O. Pode doar para B e AB;
  • Tipo sanguíneo AB — recebe sangue de A, B e O. Pode doar apenas para AB;
  • Tipo sanguíneo O — recebe sangue apenas de O. Pode doar para A, B e AB.

Como identificar a tipagem sanguínea?

A forma mais segura de identificar a tipagem sanguínea é através de um exame de sangue. Procure um laboratório e peça para fazer o exame de tipagem sanguínea. Outra maneira é comprar o kit para fazer o exame em casa, sozinho.

Os testes de tipos sanguíneos na farmácia funcionam da seguinte maneira: você fará um furo no dedo com uma agulha esterilizada. Sem seguida, deverá misturar esse sangue usando os palitinhos com os antígenos.

Para identificar o resultado, veja onde acontecerá a aglomeração. Se acontecer no campo denominado anti-A, significa que o sangue é do tipo A. Se acontecer a aglomeração nos campos anti-A e anti-B, significa que o sangue é AB. Mas, se não acontecer nenhuma aglomeração, o tipo sanguíneo é O.

O que é o fator Rh?

Não basta apenas identificar o tipo sanguíneo, é preciso saber o fator Rh. Esse fator determinado se o sangue é “positivo” ou “negativo”. Os tipos “positivos” indicam que aquele indivíduo possui o antígeno Rh ou antígeno D. Os tipos “negativos” não possuem esse antígeno.

Com essa informação, a tabela de quem pode doar e quem pode receber fica um pouco mais extensa:

  • Sangue tipo A+ — pode doar para AB+ e A+. Recebe de A+, A-;
  • Sangue tipo A- — pode doar para A+, A-, AB+ e AB-. Recebe de A- e O-;
  • Sangue tipo B+ — pode doar para B+ e AB+. Recebe de B+,B-, O+ e O-;
  • Sangue tipo B- — pode doar para B+, B-, AB+ e AB-. Recebe de B- e O-;
  • Sangue tipo AB+ — pode doar para AB+. Recebe de todos.
  • Sangue tipo AB- — pode doar para AB+ e AB-. Recebe de A-, B-, O- e AB-;
  • Sangue tipo O+ — pode doar para A+, B+, O+ e AB+. Recebe de O+ e O-;
  • Sangue tipo O- — pode doar para todos. Recebe de O-.

Como funcionam as doações de sangue?

Tipos de sangue: quais existem, quem pode doar para quem e mais.

Todos podem doar sangue, desde que se encaixem nas exigências, como ter mais de 50 quilos, não ter doenças como hepatite ou outras transmitidas pelo sangue, não consumir bebida alcoólica na véspera e entre outros.

Como visto nesse artigo, cada tipo sanguíneo pode doar para determinados tipos, bem como receber de outros. O tipo O- é considerado o doador universal, já que pode ser doado para qualquer pessoa com qualquer tipo sanguíneo, sendo positivo ou negativo. Já o tipo AB+ é considerado o receptor universal, já que pode receber o sangue de todos. No entanto, os tipos O- e AB+ recebem apenas o mesmo tipo sanguíneo deles.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply