Tratamento caseiro para o mau hálito – Receitas naturais

O mau hálito ou halitose é um problema bem comum e incomoda a todos. Quem tem, e quem está perto! Ele pode indicar que existe algo errado em seu corpo, mas também pode significar que é preciso melhorar a higiene bucal. Para aliviar o constrangimento, conheça tratamento caseiro para o mau hálito:

O que causa o mau hálito

A causa mais comum do mau hálito é a falta de escovação adequada. Após as refeições, é comum que fiquem resquícios de alimentos na língua, entre os dentes e até na gengiva. Escovar os dentes de qualquer jeito também não elimina todo o resto de comida.

Essas partículas servem de alimento para as bactérias que existem na boca. Quando esses restos de alimentos são consumidos elas bactérias, libera substâncias químicas que causam um odor ruim.

A boca seca também é uma causa comum. Esse ressecamento pode acontecer pela falta de ingestão de água, uso de medicamentos, cigarro ou até mesmo o ato de respirar pela boca. Outra causa comum da halitose são as infecções bucais como a cárie e feridas.

Uma péssima alimentação ou até mesmo as dietas também podem causar o mau hálito. Bem como problemas de saúde que não esteja diretamente relacionados com a boca, como infecções pulmonares, na garganta, sinusite ou outras.

Tratamento caseiro para o mau hálito

Algumas soluções caseiras ajudam a aliviar o incomodo causado pelo mau hálito. No entanto, é bom verificar se esse não é um sintoma de outra doença. Se for o caso, será necessário tratar a doença para acabar com o problema.

Veja alguns tratamentos caseiros para o mau hálito:

Solução de eucalipto para mau hálito

O eucalipto tem função antisséptica e também aromática. Fazer uma solução, uma espécie de chá, é ótimo para aliviar o odor bucal. A receita é bem simples! Basta ferver meia xícara de água e acrescentar meia colher de folhas de eucalipto picadas e devidamente limpas. Após esfriar coe a solução e use para bochechos.

Salsinha para mau hálito

A salsinha é muito usada para finalizar pratos na culinária devido ao seu aroma e sabor. Ela também apresenta bons resultados como tratamento para o mau hálito. Em sua composição, a salsinha tem propriedades bactericidas e também a clorofila. Isso faz com que ela seja ótima para diminuir os odores e eliminar as bactérias.

É bem simples de utilizá-la, basta mascar as filhas por alguns segundos, jogá-la fora e enxaguar a boca com água.

salsinha como comer

Limão para o mau hálito

Você já sabe que a boca seca pode ser um dos grandes causadores do mau hálito. A boca ressaca por vários motivos e para evitar é preciso aumentar a salivação. E um ótimo tratamento caseiro é feito com limão!

Por ser uma fruta ácida, automaticamente estimula a produção de saliva. E usá-la é muito mais simples do que se imagina, basta pingar umas gotinhas da fruta na língua.

limão contra o mau hálito

Cravo-da-índia para o mau hálito

cravo da índia mau halitoO cravinho é muito usado para enfeitar os beijinhos em festas de aniversário. Mas, quase sempre é descartado! No entanto, o cravinho tem propriedades anti-sépticas e combate o mau hálito. Você pode usá-lo de duas formas: mastigando ou fazendo bochecho com o chá.

Para o chá: ferva meio copo de água com 5 cravinhos. Após esfriar, coe e faça o bochecho.

No lugar de balas e chicletes para disfarçar o mau hálito, mastigue um cravinho. Se não gostar do sabor, é só deixá-lo na boca, sem mastigar. Dessa forma ele já estará combatendo o odor.

Hábitos para tratamento caseiro para o mau hálito

Mudar alguns hábitos também ajuda a combater os péssimos odores que são exalados pela boca. Evitar que ela resseque é um dos principais. Para isso:

  • Durma de lado. Dormir com a barriga pra cima faz com que sua boca fique aberta e consequentemente ela irá ressecar;
  • Tome mais água durante o dia. O aconselhado são 2 litros de água por dia. Tome goles com mais frequência para umedecer a boca;
  • Coma em intervalos menores, como a cada 3 ou 4 horas.

A escovação correta também é fundamental para acabar com o mau hálito. Sempre escove os dentes após as refeições. Utilizando fio dental e se possível enxaguantes bucais.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply