Tratamento de melasma – Principais técnicas e receitas caseiras

Melasma são manchas escuras na pele decorrentes da concentração exagerada de melanina em áreas como rosto, colo e braços. Atinge principalmente mulheres com pele morena e as causas são fatores genéticos, exposição aos raios solares sem proteção e alterações hormonais como gravidez e menopausa. As principais técnicas para tratamento de melasma são cremes clareadores, laser, peeling e mircoagulhamento. Existem também receitas caseiras e baratas capazes de promover o clareamento como esfoliantes, tônicos e máscaras.

Melasma

Cremes clareadores

Creme clareador é a principal técnica utilizada como tratamento de melasma. Existem vários tipos de princípios ativos (hidroquinona, retinóides, coricóide tópico, ácido azeláico, ácido glicólico e salicílico) que fazem parte da fórmula e têm por objetivo o clareamento da pele. A escolha de cada um dependerá da gravidade do problema, que pode ser superficial (melasma epidérmico) e profundo (melasma dérmico).

Os cremes são tratamentos eficientes e duradouros e os resultados são percebidos entre 2 a 3 meses de tratamento.

Laser

É o tratamento mais eficaz e feito em conjunto com os cremes clareadores. Porém esse procedimento deve ser realizado com cuidado e por um bom profissional, já que existem mais de um tipo de laser e alguns apresentam risco de agravar o problema.

Aquele que apresenta os melhores resultados é o Laser Nd-YAG. Além de não aquecer a pele, ele destrói a melanina concentrada nas regiões das manchas escuras, clareando a área afetada. Pode ser feito em qualquer época do ano e não apresenta riscos de efeito rebote. São necessárias várias sessões com intervalos de 1 a 2 semanas entre elas.

Peeling

Tratamento com aplicação de produtos químicos que destroem a camada da pele danificada e manchada, incentivando a renovação das células e a uniformização da tonalidade da pele.

Porém, recomenda-se que o peeling seja leve e que atinja apenas a parte superficial da derme. Isso evita que o tratamento provoque um efeito contrário e leve ao surgimento de mais manchas e agravamento do problema.

Microagulhamento

Essa técnica consiste em um rolo com microagulhas que perfuram as áreas manchadas da pele. O tratamento induz a produção de colágeno e a renovação celular, melhorando o aspecto da geral da pele e clareando as manchas.

Esfoliante caseiro à base de bicarbonato

A esfoliação da pele é fundamental para o clareamento e tratamento de melasma, por removerem as células mortas e manchadas e regenerar a derme. Mas provavelmente esse procedimento terá melhores resultados em caso de melasma superficial (epidérmico).

Hidratação da pele

O esfoliante caseiro à base de bicarbonato e clara de ovo pode ser usado e a receita é simples.

  • ½ colher de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres de sabonete líquido facial;
  • 1 clara de ovo.

Misture bem os ingredientes e aplique no rosto fazendo leve movimentos circulares. Lave bem para retirar o esfoliante e não deixe de aplicar um tônico facial capaz de acalmar a pele. Prefira fazer a esfoliação à noite para evitar exposição solar e repita, no máximo, duas vezes por semana.

Tônico caseiro clareador à base de óleos e mirra

O tônico é excelente para acalmar a pele após uma esfoliação e suavizar as manchas. Os princípios ativos do óleo de uva, óleo de rosa mosqueta e a mirra atuam no organismo suprimindo a produção de melanina pelos melanócitos e, por isso, leva ao clareamento das manchas.

Misture os ingredientes nas quantidades certas e aplique no rosto após a limpeza da pele ou esfoliação.

  • 15ml de óleo de semente de uva;
  • 15ml de óleo de rosa mosqueta;
  • 7 gotas de mirra.

Máscara de morango, iogurte e argila branca

O morango é uma fruta rica em vitamina C, bem conhecida por seus efeitos clareadores no tratamento de melasma e manchas na pele. Já o iogurte é abundante em ácido lático que, assim como o ácido glicólico, trata-se de um alfahidroxiácido (AHA), utilizado para clareamento químico da pele. Mas o iogurte age de forma natural, clareando e nutrindo a derme. A argila branca possui óxido de alumínio e sílica e são ótimos para promover a regeneração celular.

  • ½ colher de argila branca;
  • 2 colheres de iogurte natural;
  • Morangos amassados.

Misture todos os elementos e aplique à pele deixando agir por 30 minutos antes de retirar com água. Essas receitas caseiras podem contribuir para um tratamento de melasma de forma mais barata, já que cremes clareadores e procedimentos estéticos costumam ser caros.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply