Tuberculose: tratamento, prevenção, contágio e cuidados!

Uma doença que durante muito tempo levava ao óbito, a tuberculose hoje é controlada, tratada e pode ser facilmente identificada. Por isso, é sempre importante ficar atento (a) aos primeiros sintomas, sinais de que seu corpo não está 100% e tomar os devidos cuidados.

Aqui, no Saúde Business você tem o conteúdo completo sobre tuberculose, fica sabendo quais as formas de tratamento, prevenção, remédios mais indicados e muito mais, acompanhe.

Tuberculose: o que é?

Tuberculose: tratamento, prevenção, contágio e cuidados!

Uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou também chamada de Bacilo de Koch, ela geralmente afeta o pulmão por completo, porém pode chegar aos ossos, sistema nervoso, intestino e muito mais.

Como se pega?

A transmissão dessa doença é feita de maneira direta, ou seja, passando de pessoa para pessoa, principalmente pelo contato de saliva infectada. Pessoas que estão com o sistema imunológico afetado, que tem diabetes, fumam ou fazem o uso de drogas estão mais suscetíveis a desenvolver a infecção.

Quais são os principais sintomas?

Tuberculose: tratamento, prevenção, contágio e cuidados!

Os sintomas da doença podem ser variáveis de acordo com cada paciente, enquanto alguns apresentam vários problemas, outros podem mal sentir desconfortos. Fique atento aos sinais mais comuns, que são:

  • Tosse em excesso – com secreção e em alguns casos, até com sangue;
  • Muito cansaço;
  • Falta de ar;
  • Ter pouca febre;
  • Suor noturno;
  • Inapetência;
  • Perda excessiva de peso;
  • Fraqueza no corpo.

Sintomas mais avançados e mais graves incluem acúmulo de pus na membrana do pulmão, ademais, dores em excesso na região do peitoral.

O diagnóstico da doença na maioria das vezes, é feito pelos sintomas, porém em alguns casos, é necessária uma radiografia do pulmão ou uma análise do catarro afetado.

Tipos da doença

  • Tuberculose pulmonar: clássica, costuma acontecer no pulmão e tem os sintomas comuns de tosse seca ou com catarro;
  • Tuberculose extrapulmonar: os sintomas vão variar de acordo com os órgãos afetados, porém, geralmente acontecem em outros locais além do pulmão.

Qual é o tratamento da tuberculose?

Tuberculose: tratamento, prevenção, contágio e cuidados!

O tratamento dessa doença é feito pelo uso contínuo de antibióticos, variando até 6 meses o período de uso das pílulas. É preciso realizar o tratamento exatamente como é prescrito, principalmente porque em caso de interrupção, a doença pode voltar muito mais forte e resistente.

Geralmente é feito o uso em conjunto de medicamentos inalatórios, além de uma reeducação alimentar. A família do paciente também precisa ficar sob observação.

Quais são os medicamentos usados?

Os medicamentos mais usados para o tratamento da tuberculose são o Bromidrato de Fenoterol, Etambutol, Isoniazida, Dexametasona e tantos outros. É importante seguir a prescrição do seu médico, cada paciente precisa de um tratamento específico.

São usados 4 medicamentos para tratar a tuberculose, sendo que os dois primeiros meses são conhecidos como a fase de ataque. Já depois de 4 meses, é a fase de manutenção, depois, fase de estabilização.

É preciso acompanhamento médico durante todo o processo, somente assim, será possível atestar se o paciente está definitivamente curado da tuberculose ou ainda há resquícios da doença no organismo.

Como se prevenir da doença?

Tuberculose: tratamento, prevenção, contágio e cuidados!

A prevenção da doença acontece desde criança com a vacinação BCG, além disso, é aconselhado evitar aglomeração de muitas pessoas, ademais, não compartilhar objetos de quem tem a doença.

Hábitos diários de higiene são indicados para a prevenção e até mesmo para conviver com a doença, assim, o corpo está sempre protegido dos principais sintomas e do contato com a enfermidade.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply