Vegetais Desintoxicantes – Quais são recomendados?

Os vegetais desintoxicantes são ótimas opções para quem quer emagrecer com saúde, se alimentando de folhas e legumes. Há uma infinidade de alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e outras substâncias que fornecem diversos benefícios ao corpo humano. Confira a seguir sete vegetais que vão desintoxicar o seu organismo.

  1. Couve

Este vegetal é um verdadeiro campeão nas dietas desintoxicantes, já que a couve possui um princípio ativo (brometo de metil-metioninsulfonato) que possibilita uma melhora no funcionamento do estômago e do duodeno. Desta forma, o alimento passa de forma mais rápida pelo tubo digestivo e leva junto resíduos que estão pelo caminho, contribuindo na eliminação de toxinas que fazem mal ao organismo. Não à toa a couve é muito utilizada em sucos detox, seja com outras frutas ou até mesmo sozinha.

Couve

  1. Brócolis

Odiado pelas crianças, os brócolis contêm substâncias que ajudam a combater o câncer. Além disso, ele estimula o fígado a metabolizar e eliminar toxinas presentes no organismo. Os brotos de brócolis, por exemplo, são ricos em glucorafanina, responsável por produzir o sulforafano. Essa substância é importante por eliminar do sistema os poluentes químicos que nosso corpo assimila. Um estudo feito com uma comunidade chinesa indicou que o suco de brócolis é importante na eliminação desses poluentes, parte deles cancerígenos.

  1. Repolho

Assim como os brócolis e a couve, o repolho é um dos vegetais denominados crucíferos. Sendo assim, ele possui a substância sulforafano, além de enxofre e outros antioxidantes, que ajudam a eliminar inúmeras toxinas existentes no nosso organismo. Isso faz com que impeça o envelhecimento precoce e afasta a possibilidade de diversas doenças, principalmente o câncer.

Repolho

  1. Alcachofra

A alcachofra é um excelente aliado para quem deseja emagrecer. Isso porque ela possui uma boa quantidade de fibras solúveis que, quando ingeridas, se transformam no estômago em um gel viscoso, que retém os alimentos sendo digeridos por mais tempo, o que proporciona uma sensação de saciedade mais prolongada, impedindo que a pessoa fique com fome. Além disso, este vegetal melhora a capacidade de trabalho do fígado, ajudando a eliminar mais facilmente a gordura que vem em muitos alimentos.

A alcachofra é uma iguaria bastante apreciada, podendo ser cozida com outros ingredientes. Porém, ela também pode ser consumida como chá, bastando apenas ferver as folhas dela e com água e depois deixar em infusão por alguns minutos em uma vasilha.

  1. Rabanete

Este alimento ajuda a purificar o sangue, sendo muito indicado para o fígado. Até por isso, quem tem icterícia pode consumir bastante rabanete, pois ele remove as impurezas presentes no fígado. Além disso, este vegetal carrega muitas fibras, o que permite uma melhor digestão, melhorando a constipação. Por conta disso, o suco de rabanete é indicado para o sistema digestivo e excretor, pois alivia as hemorroidas.

Rabanete

Outro benefício importante está no fato dele ser diurético, o que aumenta a produção de urina e, consequentemente, elimina as toxinas presentes no organismo. O rabanete pode ser servido cru, em saladas ou petiscos, mas também cozido, em especial em sopas.

  1. Beterraba

A beterraba é rica em ferro, magnésio e vitamina C, tornando esse alimento fundamental para o combate de vários problemas. O consumo dele é muito bom para a pele e para o cabelo. Além disso, a substância pectina contida nele equilibra os níveis de colesterol no sangue ao auxiliar a desintoxicação do fígado, eliminando as suas impurezas. Com isso, as toxinas que ficariam no corpo acabam saindo pelas fezes ou mesmo pela urina.

A beterraba pode ser consumida tanto crua, como salada, quanto cozida. Há também várias receitas de sucos com ela que ajudam a desintoxicar o organismo. Uma das mais conhecidas é a que une cenoura, laranja e beterraba, em um enorme combo vitamínico.

  1. Berinjela

Composta por mais de 90% de água, a berinjela é perfeita para quem quer perder peso e manter o corpo saudável. Isso porque ela é rica em fibras, que aumentam a sensação de saciedade, além de ajudarem no trânsito intestinal. Com poucas calorias, este vegetal impede que a gordura seja absorvida pelo corpo, colaborando com a redução dos níveis de colesterol e de triglicérides. Por ter um alto nível de antioxidantes, é muito benéfica para o coração, pois dificulta a formação de placas de gordura nas artérias.

Berinjela


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply