Para que serve a vitamina D3? Leia aqui suas funções no corpo.

A Vitamina D3, também chamada de Colecalciferol, é um pré-hormônio lipossolúvel (dissolvido em gordura) produzido/ativado naturalmente pelo corpo quando ele recebe exposição solar.

Trata-se de um nutriente importante para o organismo, tanto que controla mais de 200 genes e integra parte das células que compõem o sistema cardiovascular. Sem a Vitamina D3, o organismo pode enfrentar complicações sérias.

Conhece pouco sobre a Vitamina D3? Então, confira aqui para que serve esse nutriente, como consumi-lo, sintomas de deficiência, entre outras informações relevantes para você cuidar da sua saúde.

Para que serve a Vitamina D3

Para que serve a vitamina D3? Leia aqui suas funções no corpo.

Boa saúde dos ossos e dentes

A Vitamina D3 proporciona melhor absorção do cálcio, fortalecendo estruturas ósseas e dentais. Por isso, a vitamina minimiza o risco de quebras, fraturas ou má formação dos ossos e dentes. Ademais, auxilia no correto crescimento e desenvolvimento da estrutura óssea de crianças e adolescentes;

Proteção da saúde cardiovascular

O nutriente é capaz de relaxar paredes das artérias, minimizando o risco de arteriosclerose. Além disso, a Vitamina D3 melhora a pressão arterial, controla a hipertensão e reduz a possibilidade de ser vítima de infarto.

Prevenção de diabetes

A vitamina atua diretamente na secreção da insulina, possibilitando que o organismo consiga processar adequadamente todo o açúcar ingerido, o que ajuda a prevenir a diabetes.

Equilíbrio hormonal

O Colecalciferol equilibra os níveis de estrogênio nas mulheres e de testosterona nos homens, causando impactos positivos na saúde do aparelho reprodutor, bem como na melhora do humor.

Emagrecimento

A vitamina D3 estimula a queima de gordura, dando suporte no processo de perda de peso. Além disso, o nutriente controla a fome e compulsão alimentar, especialmente a vontade de comer doces e carboidratos.

Benefícios da Vitamina D3

  1. Melhora da saúde dos ossos e dentes, por conta da correta absorção de cálcio proporcionada pela vitamina, ajudando a evitar doenças ortopédicas, principalmente;
  2. Redução do risco de enfrentar doenças cardiovasculares, especialmente a arteriosclerose, infarto ou hipertensão;
  3. Aumento da taxa de processamento de açúcares pelo organismo, diminuindo o risco de diabetes;
  4. Fortalecimento do sistema imunológico, protegendo contra gripes, resfriados e demais doenças simples;
  5. Melhora do humor, diminuição da possibilidade de desenvolver depressão ou problemas associados ao desequilíbrio hormonal;
  6. Perda de peso de forma saudável, bem como controle do apetite e da compulsão alimentar.

Alimentos com vitamina D3

A vitamina D3 está presente em alimentos de origem animal, frutas, legumes e verduras, e o recomendado é que um adulto consuma cerca de 10mcg desse nutriente por dia. É possível ingerir essa quantidade aproximada ao colocar em seu prato:

  1. Salmão cozido (porção de 100g tem 12,5mcg);
  2. Sardinha cozida ou enlatada (porção de 100g contém 7,5mcg);
  3. Ovo cozido (100g possui cerca de 1,5mcg);
  4. Ostras (porção de 100g apresenta 8mcg);
  5. Fígado de boi (porção com 100g tem aproximadamente 1,2mcg);
  6. Leite integral / fortificado e seus derivados (porção de 100g tem cerca de 3mcg);
  7. Óleo de fígado de bacalhau (porção de 13g possui 34mcg);
  8. Suco natural de laranja (um copo de 200ml tem cerca de 3,5mcg).

Riscos enfrentados em deficiências de Vitamina D3

Para que serve a vitamina D3? Leia aqui suas funções no corpo.

  1. Osteoporose e problemas ortopédicos frequentes;
  2. Espasmos musculares constantes;
  3. Raquitismo;
  4. Artrite reumatoide;
  5. Sensação de fraqueza repetidamente;
  6. Diabetes;
  7. Problemas respiratórios, como asma e infecções pulmonares;
  8. Sistema imunológico enfraquecido;
  9. Constantes alterações de humor;
  10. Maior suscetibilidade à depressão e esquizofrenia;
  11. Obesidade e dificuldade para emagrecer;
  12. Aumento da possibilidade de sofrer doenças cardiovasculares.

Sintomas da deficiência de Vitamina D3

A deficiência de Vitamina D3 provoca sintomas específicos, sendo possível identificá-los com certa facilidade. Geralmente, pessoas com pouca taxa desse nutriente no organismo enfrentam:

  1. Mudanças de humor e depressão;
  2. Fadiga e pouca resistência muscular;
  3. Infecções, doenças simples e respiratórias que ocorrem com frequência;
  4. Enfraquecimento da estrutura dental e óssea (apresentando osteoporose, principalmente);
  5. Diabetes;
  6. Desenvolvimento de doenças autoimunes;
  7. Queda de cabelo e unhas quebradiças;
  8. Obesidade.

Como repor a Vitamina D3

De modo geral, somente a realização de uma dieta equilibrada, com alimentos ricos em Vitamina D3, já é suficiente para repor esse nutriente no organismo. Além disso, também é essencial fazer uma exposição solar moderada, por cerca de 20 minutos por dia.

É possível que tais medidas não gerem resultados. Se esse for o caso, converse com seu médico para verificar a possibilidade de realizar uma suplementação de Vitamina D3 e regular esse nutriente em seu organismo.


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