Vitamina para queda de cabelo feminino e masculino – Qual tomar?

Vitaminas são essenciais para funcionamento de todo o corpo. Inclusive para manutenção da saúde e beleza dos fios. A deficiência desses nutrientes costuma ser o principal motivo para o problema da queda de cabelo, tanto feminino quanto masculino. Manter uma alimentação saudável e ingerir suplementos vitamínicos é a solução mais simples e eficaz para prevenir e tratar o problema, deixando os fios fortes, saudáveis e bonitos. Esse processo também contribui para a saúde das unhas por ter estrutura semelhante à do cabelo. Listamos as vitaminas e minerais capazes de trazerem esses benefícios e onde encontrá-las.

Queda de cabelo

Quais vitaminas tomar para queda de cabelo

As principais vitaminas que atuam fortalecendo os fios femininos e masculinos, evitando a queda de cabelo são:

  • Vitamina A: Importante para os cabelos por seu efeito antioxidante. Ela atua no organismo melhorando o crescimento e a hidratação, deixando os fios resistentes e protegidos contra pontas duplas. A vitamina impede a opacidade e a queda dos cabelos. Alimentos em cor alaranjada, como cenoura, batata doce e abóboras, além de leite e fígados são ricos em vitamina A;
  • Vitaminas do complexo B: A principal função dessas vitaminas é tornar o sistema imunológico forte. Cada uma delas promove benefícios específico para a saúde dos cabelos. A B3 melhora a circulação sanguínea do couro cabelo, enquanto a B5 mantém a hidratação, a cor e o brilho dos fios. A B6 dá resistência aos fios, evitando quebras ao fechar as cutículas abertas. A B12 melhora a absorção dos nutrientes pelos cabelos. Esse complexo é encontrado em alimentos como ovos, leite, fígado, peixes e cereais integrais;
  • Vitamina B7 ou H: Importantíssima para a produção de queratina, substância que compõe 85% da estrutura do cabelo, e para hidratação dos fios. A ingestão dela melhora a estrutura capilar e impede a queda e o enfraquecimento dos fios. Você pode encontrá-la em ovos, grãos integrais e leite;
  • Vitamina C: Melhora a absorção do ferro no organismo, evitando anemias e queda de cabelo. Essa vitamina é encontrada em frutas como laranja, limão, manga, tomate, acerola e kiwi;
  • Vitamina D: Ela atua criando e reativando folículos pilosos, aumentando o volume e melhorando o crescimento dos cabelos. Peixes como atum e salmão, leite, queijo, ovos e a luz do sol podem melhorar os níveis dessa vitamina no organismo;
  • Vitamina E: Ela é responsável pelo brilho, vitalidade e regeneração dos fios, por sua ação antioxidante. Alimentos como brócolis, óleos vegetais e nozes são ricas nessa vitamina;
  • Ácido fólico (vitamina B9): pertencente as vitaminas do complexo B, o ácido fólico melhora o crescimento dos cabelos e das unhas. É possível encontrá-lo em feijão, salsa, espinafre e fígado;
  • Ferro: Essencial para o corpo humano, além de evitar a anemia, o ferro melhora a saúde dos fios, deixando-os mais leves, hidratados e com brilho. Encontrado em feijões, espinafre, carnes e sardinha;
  • Zinco: Auxilia a produção de óleo pelo couro cabeludo, hidratando os cabelos e prevenindo caspas e seborreia. O zinco deve ser consumido diariamente por não ser acumulado pelo organismo. Pode ser encontrado em carnes, ovos, soja e nozes;
  • Magnésio: Evita a inflamação dos folículos pilosos e a queda de cabelo. É possível encontra-lo em abacate, banana, uva, beterraba, granola, amendoim, castanhas, peixes e soja.

Vitamina para queda de cabelo no pós-parto

Durante a gestação, o aumento da progesterona promove a fixação dos fios no couro cabeludo e, geralmente, a queda de cabelo diminui.  Porém, após o parto, os hormônios caem drasticamente, levando à queda dos fios. Esse processo tem início por volta de uns 3 meses após o nascimento do bebê. Além dos fatores hormonais, a queda está diretamente ligada à transmissão de nutrientes da mãe para o bebê por meio da amamentação.

Os principais nutrientes para serem repostos são as vitaminas A, as do complexos B e a vitamina D, que auxiliam a despertar e desenvolver novos folículos pilosos que dão origem aos fios. Isso contribuindo ao aumento dos fios e volume, enquanto a vitamina A promove o crescimento dos cabelos.

Nesta fase, a mulher deve manter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas, mineiras e proteínas, capazes de suprir suas necessidades e as do bebê. Para auxiliar a nutrição, um médico poderá indicar a ingestão de suplementos alimentícios que podem ser utilizados por lactantes com o intuito de complementar a dieta da nova mãe.


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